Via arte eu conheço o mundo

de Telmo Ferreira

2013

"Via arte eu conheço o mundo"

Iniciativas Jovens Nacionais

Programa Juventude em Ação 2013

 

Duração: 4 Meses (15-08-2013 / 15-12-2013)

Promotor: Telmo Ferreira

Tutor: Henrique Amoedo

Projeto que contemplou a realização de workshops, palestras, aulas de dança, além de atividades no âmbito de uma cozinha pedagógica.

O projeto centrou-se na partilha das experiências de vida do jovem promotor do projeto e as transformações por que passou, tendo como pano de fundo todas as suas experiências e aprendizagens ao longo da vida. De menino pobre e tido como deficiente, com uma família desestruturada, a um jovem autónomo, independente e muito responsável, o promotor do projeto tem um percurso de vida exemplar. A sua história de vida cruza-se com a do Grupo Dançando com a Diferença (GDD), grupo com pessoas com e sem deficiência no seu elenco de intérpretes e obviamente com as histórias de outras pessoas que, de diferentes formas, contribuíram para que o promotor fosse quem hoje é. Algumas destas pessoas, as que também integram o GDD, onde adquiriram grande parte das suas competências sociais, também integrarão esta iniciativa, como participantes.

Ações dinâmicas e de participação ativa foram organizadas. Viajantes, artistas, figuras públicas e reconhecidas no cenário artístico, cultural e turístico da Ilha da Madeira contaram as suas experiências nas diferentes áreas de intervenção, que foram interligadas com as histórias de vida do promotor. Mesmo que em alguns momentos a história de vida deste, sirva como um contra ponto, estando exatamente em oposição.

A visualização e discussão de documentários sobre a dança, sobre a exclusão social e sobre o empreendedorismo, também estiveram presentes. Da dimensão europeia conquistada pelo promotor, através da Dança e presente nos depoimentos dos diferentes convidados, às visitas "in loco" da sua realidade enquanto criança, estabeleceeu-se um interessante paralelo entre o que se é e o que se foi.

As características humanas e os conhecimentos do promotor na área da hotelaria o capacitaram para dinamizar, com o grupo mais restrito de participantes, ações no âmbito da cozinha pedagógica. Tal atividade serviu para o desenvolvimento de novas competências e ligaram-se ao projeto através da confeção de pratos regionais e de diferentes países europeus, apresentados ao público-alvo nos momentos onde estiveram previstas as intervenções de convidados.

Pretendeu-se que esta ação sirvisse para o desenvolvimento de novas competências no âmbito organizacional e de empreendedorismo aos promotores e participantes. Para o público-alvo, composto prioritariamente por 60 jovens em situação de risco social (moradores em bairros sociais do Funchal) e pessoas com deficiência, pretendeu-se - através da história de sucesso de um dos seus pares - motivá-los para que eles próprios fossem os agentes de mudança das suas realidades.

Via arte eu conheço o mundo

Via arte eu conheço o mundo

Publicado a 06 abril, 2018

2050 Visualizaciones

Categoría:

Proyecto