Dançando com a Diferença investe em apoio psicológico

Dançando com a Diferença investe em apoio psicológico

Cerca de 40 angariações de fundos através de iniciativas privadas no Facebook permitem que ainda neste mês de Janeiro a Associação dos Amigos da Arte inclusiva - Dançando com a Diferença dê mais um passo e transforme "uma rede de apoio e solidariedade". Na prática, com o dinheiro angariado na rede social o Dançando com a Diferença vai proporcionar aos pais e cuidadores dos seus bailarinos consultas de acompanhamento psicológico.

O dinheiro até agora conseguido vem sobretudo de campanhas de pessoas singulares utilizadores do Facebook que no seu aniversário convidam através da plataforma os amigos e conhecidos a trocarem a prenda de aniversário por um donativo para o Dançando com a Diferença. Até ao momento reunidas verbas suficientes para proporcionar 160 consultas de acompanhamento psicológico ao longo do corrente ano.

"Temos verificado alguma afluência de doações privadas através do Facebook, sobretudo com o lançamento de campanhas de angariação de fundos nas datas de aniversário de diversos utilizadores desta plataforma, que viram na recolha de fundos para os Dançando com a Diferença uma forma de celebrar a sua data especial. Uma rede de contactos que transforma-se em rede de apoio e solidariedade", escreve a associação numa nota de divulgação.

As consultas pretendem ser pontos de apoio para quem lida de perto com a problemática da deficiência, espaço para colocar questões, esclarecer de dúvidas e procurar soluções para problemas pessoais que possam estar ligados às questões da deficiência e do relacionamento familiar e social. "A responsabilidade para com aqueles que connosco trabalham é algo inerente ao nosso trabalho e quando percebemos que há algo que não ocorre muito bem, muito próximo de nós, temos que intervir", refere Henrique Amoedo, o director artístico do grupo. "As doações que temos recebido através das campanhas de angariação de fundos criadas no Facebook, pelas pessoas nas suas datas de aniversário, trouxeram um recurso financeiro que não era previsto. Estamos a aproveitar para investi-lo numa área em que há uma necessidade premente", revelou, aproveitando o momento para agradecer publicamente a todos os que estão a criar tais campanhas.

Amoedo constata que os sistemas de apoio social nem sempre são capazes de fornecer respostas para as necessidades dos pais, mães e cuidadores de pessoas com necessidades especiais, situações que colocam questões que merecem ser esclarecidas e acompanhadas e que necessitam algumas vezes da ajuda de profissionais. "Acreditamos que com famílias informadas teremos jovens e adultos bem orientados e devidamente incluídos em sociedade e isto só se torna possível graças às doações que teremos recebido", assume.

Henrique Amoedo quer aumentar o número de pessoas apoiadas, o que será possível com o aumento da capacidade de atendimento, explicou, para além de conceber também que no futuro, com o avanço das campanhas de angariação de fundos e da solidariedade, possam ainda criar outros projectos semelhantes, ou seja, "projectos que tenham como fim a melhoria da qualidade de vida, autonomia e inclusão de jovens e adultos com e sem deficiência".

As campanhas podem ser vistas em https://www.facebook.com/fund/dancandodiferenca/, onde também é possível contribuir com um donativo e criar novas para angariação de fundos para este grupo madeirense que promove a inclusão através da arte há mais de uma década.

 

Autor: Paula Henriques

Fonte: Diário de Notícias