Estudantes promovem aula prática com pessoas com deficiência
- 58
Estudantes promovem aula prática com pessoas com deficiência
Os alunos do terceiro ano da Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) realizaram, no âmbito da unidade curricular Dança e Inclusão, a sua primeira experiência na condução de dinâmicas dirigidas a pessoas com deficiência. A iniciativa decorreu sob orientação dos docentes Henrique Amoedo e Paula Lebre.
A aula contou com a presença de utentes da Colabor e da AlmaSã – Centro de Educação Especial de Almada, que trabalharam lado a lado com os estudantes numa proposta prática centrada no movimento e na participação ativa.
Henrique Amoedo, Diretor Artístico da Dançando com a Diferença, destacou a relevância pedagógica da iniciativa:
“Esta experiência foi fundamental para consolidar conhecimentos apresentados nas aulas teóricas. Durante esta sessão foram trabalhados princípios de socialização e processos colaborativos na construção de sequências de movimento.”
O docente sublinhou ainda que esta foi a primeira vez que os estudantes contactaram diretamente com pessoas com deficiência e realçou o impacto da vivência na formação académica:
“Esta foi uma forma de os alunos adquirirem mais segurança e conhecimentos práticos para ingressar no mercado de trabalho, já que estão no último ano do curso.”
A Dançando com a Diferença mantém um protocolo com a FMH que permite o desenvolvimento de ações formativas e práticas em contextos reais, aproximando os estudantes de experiências diversificadas no campo da dança.
A Companhia Dançando com a Diferença é financiada pela República Portuguesa, XXIII Governo, através da Direção-Geral das Artes (2023–2026), e pelo Governo Regional da Madeira, através da Direção Regional de Educação da Madeira, da Direção Regional da Cultura e da Câmara Municipal do Funchal. É companhia residente no MUDAS – Museu de Arte Contemporânea da Madeira e projeto residente no Teatro Viriato, em Viseu.